Agência ILLIT processa fandom NewJeans ‘Team Bunnies’ por difamação
Belift Lab busca indenização contra ‘Team Bunnies’
Belift Lab, uma subsidiária da HYBE e agência do grupo ILLIT, entrou com um processo buscando uma indenização no valor de 100 milhões de won (cerca de 67.800 USD) contra o operador do ‘Team Bunnies’, um grupo de fãs associado ao NewJeans.
Segundo fontes jurídicas, a Belift Lab entrou com uma ação civil no Tribunal do Distrito Oeste de Seul, buscando 100 milhões de won em danos contra um indivíduo não identificado conhecido por ser menor de idade e operar o Team Bunnies, bem como os pais do operador, que são considerados ter o dever de supervisão. O processo alega que o réu postou várias alegações falsas, incluindo acusações de que a ILLIT plagiou o NewJeans, prejudicando assim as reputações tanto da ILLIT quanto da Belift Lab. A empresa está buscando compensação por perdas comerciais que alega terem resultado dessas ações. O caso ainda não foi designado a um juiz.
Team Bunnies: Fãs ativos do NewJeans
O Team Bunnies é um grupo de fãs do NewJeans que tem sido ativo principalmente no X (anteriormente Twitter). Quando começou suas atividades em setembro do ano passado, o grupo se apresentou como ‘uma equipe composta por Coelhos que estão ativamente trabalhando em diversos campos como direito, mídia, finanças, cultura e artes’, se apresentando como mais do que uma comunidade de fãs típica. Em novembro do ano passado, o Team Bunnies entrou com uma queixa criminal contra o CEO da Belift Lab, Kim Tae Ho, depois que ele afirmou em uma entrevista para a mídia que os conceitos de planejamento para a ILLIT e o NewJeans eram ‘completamente diferentes’. Na época, o Team Bunnies disse: ‘Apesar de informá-los claramente que possuímos a proposta de planejamento completa e gravações, expressamos profundo arrependimento pela atitude da gestão da Belift Lab de atribuir culpa em vez de reconhecer o erro’. No entanto, em um processo recente movido pelos membros do NewJeans buscando a confirmação da validade de seus contratos exclusivos com a ADOR, o tribunal concluiu que era difícil afirmar que a ILLIT havia copiado o conceito do NewJeans.
Investigações e Conclusões
O Team Bunnies também arrecadou mais de 50 milhões de won online, afirmando que entraria com queixas contra postagens maliciosas direcionadas ao NewJeans. Durante esse processo, foi revelado que o grupo não havia completado os procedimentos de registro necessários com as autoridades competentes, levando a acusações de violação da Lei sobre a Coleta e Uso de Doações. O operador que compareceu para interrogatório policial na época foi identificado como um menor, referido como A. No dia 12 do mês passado, o Team Bunnies afirmou: ‘O Team Bunnies era uma organização de uma pessoa operada por um único membro menor de idade’, e acrescentou: ‘Pedimos sinceras desculpas pelas muitas deficiências que surgiram da natureza imatura de um sistema de operador único’. No dia 17 do mês passado, o Team Bunnies anunciou ainda: ‘Fomos investigados pela Delegacia de Polícia de Jongam em Seul e pela Delegacia de Polícia de Hwaseong West por acusações de violação da Lei de Doações. Posteriormente, o Tribunal de Família de Seul reconheceu a ‘boa finalidade de uso’ e a ‘adequação dos detalhes de uso’, e o caso foi concluído no início de setembro com a Medida Protetiva nº 1′. A Medida Protetiva nº 1 em processos de proteção de menores é o nível mais baixo de disposição e envolve colocar o menor sob a supervisão de um responsável ou de uma pessoa capaz de agir em nome do responsável.
